16 de out. de 2010

Tutorial de PSP – Glossário – Confira os termos mais utilizados

Hoje apresentarei à vocês, um pequeno glossário do mundo PSP. Creio que muitos ainda possuem alguma dúvida à respeito de termos relacionados ao portátil, bem como suas aplicações e afins. Serei bem objetivo, tentando passar a idéia principal de cada coisa, visando uma rápida memorização para todos. Assim, através desse mini tutorial, vocês poderão participar de qualquer discussão relacionada ao PSP, sem ter medo de não conhecer alguma coisa =).

PSP 3000

HOMEBREW(HW): É um tipo de “aplicativo caseiro”, criado por programadores que desejam customizar, por exemplo, um portátil ou um telefone. Encaixam-se aqui : Emuladores, Gerenciadores de Arquivos e utilitários em geral. Os HW’s são gratuitos, distribuídos livremente à comunidade interessada.

FIRMWARE(FW): Guardada as devidas proporções, este pode ser considerado como o Sistema Operacional do PSP. A sony, continuamente, lança updates para os OFW, visando melhorias de desempenho e funcionalidades.

OFICIAL FIRMWARE(OFW): Trata-se do Firmware oficial, lançado e atualizado pela Sony.

CUSTOM FIRMWARE(CFW): Trata-se de um Firmware modificado por programadores, visando a execução de” funções extras” em seu portátil.

MARCH 33(M33): Versão de um Firmware modificado. Criado e mantido por Dark Alex (DAX).

SERVICE MODE: Podemos definí-lo como um “estado especial” do seu portátil. Uma vez nesse estado, se torna possível execução de alguns comandos “proibidos” em modo usuário.

PANDORA’s BATTERY: A bateria de pandora é uma bateria modificada, a qual permite que o PSP inicie em modo de serviço.

Homebrew ENabler(HEN): Permite rodar Homebrew’s em seu portátil.

CHICKHEN: Último HEN lançado. Com ele, se tornou possível a execução de Homebrew’s na família PSP3000. Esse hen também possibilitou a execução de HW’s na família PSP1000 e 2000, sem a necessidade de utilização da bateria de Pandora.

Se você possui alguma dúvida ou sugestão à respeito de algum termo relacionado, por favor, poste seu comentário e compartilhe informações com todos =).

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário